Home > Como fazer pintura em aquarela?

Como fazer pintura em aquarela?

Publicado em 1 de julho de 2021

lettering com aquarela

Utilizada por muitos artistas renomados, a aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos de tintas são dissolvidos na água, criando um efeito de transparência conforme as aplicações são feitas, na maior parte das vezes, sobre o papel.

Estima-se que a técnica tenha surgido há cerca de 2.000 anos, sendo usada, principalmente, para ilustração de manuscritos. Hoje em dia, a aquarela faz sucesso entre as pessoas que amam efeitos diferenciados, delicados e únicos. 

Se você está se aventurando pela primeira vez nessa técnica ou quer saber mais sobre ela, este post é todo seu! Veja algumas dicas que reunimos!

Que tinta usar para pintar aquarela?

Para aquarelar, é necessário usar uma tinta específica, composta por diversos aditivos. Ela é classificada como: escolar; estudantil (semiprofissional); e profissional, podendo ser encontrada em versão de pastilhas ou bisnagas. Há estojos de diversas cores, que permitem a mistura de tons e são fáceis de transportar.

Os pigmentos das tintas para aquarela são divididos em três categorias: inorgânicos (ou minerais), orgânicos naturais e orgânicos sintéticos. 

O primeiro pigmento é de origem animal. O segundo é derivado de plantas e animais. Já o terceiro é o mais moderno e utilizado, feito a partir da manipulação de elementos químicos, tem efeito brilhante e permanente.

Como fazer uma pintura em aquarela?

Agora que você já sabe qual tinta usar para pintar aquarela, é importante destacar que a escolha do papel também deve ser feita com cautela. O ideal é que ele tenha pelo menos 50% de algodão em sua composição ou que ultrapasse 300g/m². Dessa forma, a tinta será melhor absorvida, garantindo o efeito desejado. 

Há algumas maneiras básicas para aquarelar: em superfície molhada, em superfície seca, construção de cores (efeito ombré), criação de gradientes, etc. A mais popular, principalmente para quem está iniciando nesse universo, é mergulhar o pincel em água e tinta e espalhar sobre a superfície escolhida. 

Esse processo recebe o nome de “aguada”. Nessa fase, a cor precisa estar uniforme, mas você pode regular a quantidade de água e controlar o movimento do pincel para obter efeitos de degradê, sombra e luz.

O que torna a aquarela ainda mais especial é o estilo livre, solto, sem se apegar a regras. A água vai fluir pelo papel e, assim que todas as camadas e os tons estiverem finalizados, basta esperar a pintura secar. Se necessário, pode retocar algumas cores para deixar a arte do jeitinho que você imaginou.

Onde pintar com aquarela?

Escolheu o papel adequado e de qualidade para pintar com aquarela? Então é só explorar as inúmeras possibilidades que a técnica permite. É possível emoldurar a peça de arte, transformando-a em um lindo quadro.

Mas também é possível fazer cartões, marcadores de livros, plaquinhas, capa de caderno e agenda e muito mais! O mais importante é se aperfeiçoar cada vez mais para que os resultados fiquem cada vez melhores.

Como fazer lettering com aquarela?

Já que falamos que a técnica de pintar com aquarela existe há cerca de 2.000 anos e dura até hoje, é claro que não poderíamos deixar de trazer aqui uma forma bastante atual para usar a técnica: lettering com aquarela.

Recapitulando rapidinho: lettering é a arte de escrever com letras desenhadas, curvadas e bem diferentes. Existe uma variedade de pincéis e canetas para fazer lettering com aquarela. 

A versão com a ponta brush é uma das mais indicadas, pois conta com uma ponta em formato de pincel, que é essencial para quem não domina bem o uso de pincéis e não abre mão de conforto e qualidade na hora de aquarelar.

Não tem segredo: com um lápis, trace as palavras que você deseja aquarelar e, em seguida, contorne-as com a caneta brush. Alguns modelos exigem a adição de água no reservatório, outros não precisam disso. Atente para as instruções do item escolhido!

Fazer pintura em aquarela pode ser terapêutico. É o momento em que você relaxa e se dedica apenas à técnica de forma tranquila. Vale sempre destacar que, assim como em qualquer processo de aprendizado, é preciso praticar para que o aperfeiçoamento aconteça. Não desista nas primeiras tentativas e busque por referências para ampliar o seu leque de inspiração!

As dicas deste texto foram úteis para você? Acesse o nosso site e encontre materiais para fazer aquarela com ótimos preços!

Encontre: Caneta CIS Brush Metallic | Caneta Dual Brush CIS

Encontre: Aquarela em Pastilha Koh-i-Noor – 12 cores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também