Home > Lettering em lousa: saiba como fazer

Lettering em lousa: saiba como fazer

Em

Publicado em 18 de agosto de 2021

O lettering é um tipo de arte que pode ser feito em diversas superfícies diferentes. Existem também muitos materiais que se adequam a cada uma delas. Hoje vamos te contar mais sobre como fazer lettering em lousa. 

A arte de desenhar letras ficou muito conhecida há alguns anos. Era muito comum encontrá-las em restaurantes e cafés, que tinham uma lousa grande com desenhos e lettering. Os modos de criação evoluíram, e hoje existem outras opções bem legais para fazer lettering em lousa.

Como escolher a lousa

No começo, o mais comum era utilizar as lousas comuns para fazer lettering. Tanto a de fundo verde como a de fundo preto ficam ótimas para criar. 

Entretanto, outra opção legal são as tintas lousa. Elas são muito parecidas com as tintas normais, e sua aplicação é comum. O único detalhe importante nesse material é preparar a parede antes da pintura, quanto mais lisa, melhor ficará sua tela. Depois de aplicar, sua parede se tornará uma lousa.

Os papéis de parede também podem ser interessantes. Eles são mais práticos de aplicar e tirar, já que são fixados por meio de uma cola.

Como fazer um lettering em lousa

A principal dica na hora de produzir seu lettering em lousa é buscar referências antes. Por ser uma tela grande, podemos perder espaços e não ter uma visão tão boa quanto em um espaço pequeno, como, por exemplo, o papel. Por isso, ela não é indicada para um primeiro desenho. 

Depois de reunir as referências, um rascunho inicial é uma ótima ideia. Além disso, medir o lettering é muito importante. Busque calcular a proporção, para isso, um sketchbook de pauta quadriculada pode ser bastante útil. Ele vai te ajudar a fazer um planejamento com as medidas antes de começar o processo.

Materiais recomendados para lettering em lousa

Existem muitos materiais legais para fazer lettering em lousa. O giz é o mais conhecido e utilizado. O tipo escolar é mais barato e, além disso, possui diversas cores, o que possibilita criar muitas artes. 

Para dar um acabamento melhor ao seu lettering, o giz pastel seco pode ser uma opção mais legal. Eles têm uma fixação maior e diferente do modelo escolar, além de não soltarem nenhum resíduo. 

Muitas pessoas não gostam de trabalhar diretamente com o giz, por isso opções como o pegador e a lapiseira são interessantes. Assim, com esses dois materiais, você consegue utilizar o giz sem fazer bagunça. 

Uma dica muito boa é apostar em uma borracha preta. Elas são um pouco difíceis de encontrar, porém ajudam muito. Usar a borracha escura evita manchar o seu fundo de lousa, já que isso pode tirar a qualidade do seu lettering. 

A caneta POSCA também é um material interessante. Ela é mais fácil de manusear que o giz e, além disso, tem um acabamento mais preciso. 

Exemplos de lettering em lousa 

letterine-em-lousa

Os quadros são modelos simples de lettering em lousa. Se for colorido, como nesse exemplo, o trabalho fica ainda mais incrível.

letterine-em-lousa

A parede da cozinha fica ótima com lettering. Você pode trocar e customizar com a frequência que quiser.

Se você curtiu as dicas, saiba que pode encontrar todos esses materiais aqui na lojinha Tipo Dela, com as mais diversas cores e modelos diferentes. Agora é só aplicar sua arte e fazer o seu lettering em lousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também