Home > Parte 2: Como usar caneta POSCA? | O superguia da caneta POSCA

Parte 2: Como usar caneta POSCA? | O superguia da caneta POSCA

Publicado em 6 de junho de 2021

Versátil, prática e com diversas aplicações, a caneta POSCA é um tipo de marcador produzido à base de água, não é tóxico, não é permanente e conta com uma infinidade de cores e espessuras.

A caneta POSCA pode ser usada em inúmeras superfícies para dar um toque especial a paredes, tecidos, madeiras, peças de porcelana e muito mais! Quer saber como usá-la para que os seus projetos e trabalhos fiquem ainda mais incríveis? Vem com a gente!

Como usar a caneta POSCA pela primeira vez?

Para aumentar a vida útil da sua caneta e garantir que ela tenha máxima eficiência durante o uso, é necessário seguir algumas instruções básicas. Antes de tirar a tampa, chacoalhe a caneta por alguns segundos para que o pigmento e os demais componentes se misturem e fiquem uniformes.

Depois, tire a tampa da sua caneta POSCA e note que a ponta estará branca. É normal, pois indica que o item nunca foi usado. Então, aperte a ponta sobre uma superfície (rascunho) para que a tinta desça. 

Em seguida, comece a fazer riscos e traços no papel e perceba se é necessário fazer, ou não, mais pressão para que a tinta armazenada na ponta não se esgote. Prontinho! Sua caneta está pronta para ser usada!

Como aplicar a caneta POSCA em diferentes superfícies?

Ao seguir as instruções acima, a sua caneta já pode ser usada em inúmeros projetos e superfícies. Nos próximos tópicos, vamos dar algumas dicas para você criar ou personalizar peças de diferentes materiais. Veja!

Caneta POSCA em papel

Uma das formas mais tradicionais de usar a caneta POSCA é no papel. Por ser uma superfície porosa, a dica é usar papéis com altas gramaturas, ou seja, mais espessos e grossos. Assim, evita-se o risco de o papel absorver muito a tinta e vazar. Folhetos, cadernos, agendas, quadros… Dá para personalizar tudo!

Caneta POSCA em vidro

O vidro, após seco e limpo, também recebe bem a caneta POSCA. Lembre-se que ela é lavável, então o ideal é que o item seja decorativo. A lavagem constante vai, aos poucos, retirar a tinta.

Pode ser necessário aplicar uma segunda camada de caneta POSCA após a secagem. Caso queira uma maior durabilidade, aplique também uma camada de verniz fixador.

Caneta POSCA em tecido

Que tal adicionar um toque todo seu em peças de roupas, bolsas, mochilas, bonés, panos de prato? A dica para a aplicação de caneta POSCA em tecido é que ele esteja limpo e bem passado (totalmente sem vincos ou amassados).

Para prolongar a durabilidade, basta passar o tecido com um ferro quente, mas sem vapor, após a aplicação da caneta. Evite lavar a peça, pois pode desbotar a tinta.

Caneta POSCA em cerâmica

Nas peças de cerâmica, a caneta POSCA segue as mesmas recomendações de itens de vidro. É preciso que a superfície esteja limpa. Se desejar, aplique uma camada de verniz antes de riscar para que a tinta fique mais vibrante. 

Para finalizar, a peça deve ser colocada no forno por alguns minutos e, assim que esfriar, receber uma nova demão de verniz fixador. Peças de cerâmica com a caneta POSCA são ótimas opções de decoração para diversos ambientes!

Caneta POSCA em madeira

Para que a aderência da caneta POSCA seja boa, a dica é que a superfície de madeira esteja limpa e lisa. E aqui também vale a aplicação de uma camada de verniz antes e depois de usar a caneta.

Dessa forma, você garante que o trabalho fique lindo por muito mais tempo. As peças de madeira podem ser usadas de forma decorativa ou funcional. O mais importante é dar o seu toque ao item!

Viu como usar a caneta POSCA em inúmeras superfícies é muito fácil? Para não ter erro, o mais recomendado é fazer um rascunho antes de iniciar o trabalho. Assim, você consegue visualizar como ficará a arte naquele determinado local. Por ser lavável, a aplicação de um verniz fixador específico para cada material também é indicada para prolongar a durabilidade.

Ficou com vontade de usar a caneta POSCA em suas criações? Você encontra infinitas cores e texturas em nosso site! Acesse e já garanta a sua!

Confira também: Aquarela koh i noor 48 cores

Confira também: marcador brush ponta dupla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também