Home > Tutorial: lettering para iniciantes

Tutorial: lettering para iniciantes

Publicado em 11 de agosto de 2021

Em canecas, roupas, cadernos, agendas, paredes… O lettering é uma técnica artística cada vez mais usada e disseminada por conta da beleza que proporciona e das infinidades de possibilidades.

A arte de desenhar com letras, como o lettering é chamado, exige técnica, prática e materiais adequados. Se você está começando nesse lindo universo, este post vai esclarecer suas principais dúvidas e mostrar que é possível fazer lettering para iniciantes de um jeito fácil. Vamos lá?

Quais materiais usar para lettering?

A seleção dos materiais para lettering não é complicada. Você pode usar de base: papel sulfite, bloco de notas sem pauta, plástico, vidro, argila, madeira… E também tem a escolha do seu instrumento de escrita: caneta esferográfica, marcadores, lápis de cor ou qualquer outro que você tenha facilidade para manusear.

Como estamos falando de lettering para iniciantes, a nossa dica para tornar o primeiro contato mais agradável é usar a folha de sulfite simples e um marcador de sua preferência. 

Que canetas usar para fazer lettering?

E já que estamos falando das canetas para fazer lettering, neste tópico explicaremos mais a fundo sobre as opções disponíveis. Como dissemos, até a opção esferográfica permite a criação do lettering. 

No entanto, os marcadores de tinta à base de água são os queridinhos porque têm várias cores, secagem rápida, não vazam e podem ser permanentes em superfícies porosas ou laváveis em superfícies lisas.

A caneta POSCA é a mais usada para fazer lettering. Há anos no mercado artístico, ela conta com uma tecnologia para uma pigmentação de qualidade e um resultado final perfeito. Além de tudo, ela pode ser encontrada em uma infinidade de cores.

Atente apenas para a ponta da caneta: as mais grossas são ideais para projetos maiores e para fazer preenchimento; já as mais finas são utilizadas para trabalhos menores, facilitando também a realização de pequenos detalhes e contornos.

Como fazer lettering simples?

Materiais escolhidos? Agora é o momento de iniciar a prática de lettering. Sem colocar pressão nas mãos, desenhe um risco fino para cima. Depois, fazendo pressão nas mãos, desenhe um risco para baixo. Na sequência, faça os dois juntos. Você vai perceber que, a depender da pressão, os traços saem mais grossos ou mais finos. E é possível mesclá-los em um único movimento.

Além dos riscos, faça também ondas e círculos. Os movimentos circulares são os mais conhecidos no lettering. Praticá-los é muito importante antes de você fazer as letras de verdade.

Se você tiver muita dificuldade, é possível encontrar moldes e modelos prontos de letras na internet. Treine a partir deles até se sentir confiante e confortável de fazer isso sem esse material de apoio.

Outra dica bacana é usar um lápis de grafite para fazer o contorno. Isso facilita na hora de passar o marcador por cima. Não se cobre tanto no início. É normal ter dificuldades para modelar as letras e encaixar as palavras. Mas a prática leva à perfeição!

Curtiu as dicas para fazer lettering? Se você está começando a fazer essa técnica incrível, acesse o nosso site e encontre os melhores materiais!

Caneta Posca pc 5m

Encontre: Refil caneta posca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também