Home > Como estimular sua criatividade? 5 hábitos simples para o dia a dia

Como estimular sua criatividade? 5 hábitos simples para o dia a dia

Em

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

A criatividade, diferente do que muitos pensam não é um dom que a pessoa nasce com ou nasce sem, ela pode ser treinada e desenvolvida e partindo deste ponto podemos dizer que todos são criativos, a diferença está em como ela é estimulada e valorizada no cotidiano de cada um.

Ser criativo não é simples, mas são hábitos simples que auxiliam a desenvolver essa habilidade, pequenas mudanças no seu dia a dia, podem e vão impactar positivamente para que isso aconteça.

É preciso ter foco para conseguir ter ideias consideradas “fora da caixa”, parece contraditório, porém nunca antes na história da humanidade o foco de uma pessoa esteve tão polarizado,  notícias, redes sociais, streamings, rotina diária, tudo isso acontece de forma simultânea e faz com que a mente divida sua atenção de forma múltipla e muitas vezes, superficial.

Uma vez que entendemos que a criatividade pode ser treinada, chegou a hora de você focar nas dicas que separamos para que você possa colocar em prática e desenvolver e estimular essa habilidade que está escondida em você!

Medite

Meditar por alguns minutos todos os dias, pode auxiliar no desenvolvimento da atenção plena, tirar sua mente do fluxo intenso e tranquilizá-la por um momento vai impactar diretamente na sua concentração.

Em textos na internet ou em vídeos no Youtube, você consegue encontrar conteúdos de meditação guiada que vão te orientar em como começar com esta prática.

Exercite-se

Parece engraçado que logo após dar uma dica para desacelerar a mente o próximo ponto seja a prática de exercícios, mas correr, nadar, dançar, praticar esportes são atividades muito importantes para as funções do cérebro que estão relacionadas com o desenvolvimento da criatividade

Explore sua própria mente

Abandone o mundo real e faça uma viagem pelo interior de sua própria mente, deixe o pensamento e as ideias fluírem, sobre qualquer assunto que surja em sua cabeça.

Não separe em “certo e errado”, apenas pense livremente, pode criar diálogos, histórias alternativas para você mesmo, criar um personagem inspirado em você, enfim se aventure com suas próprias ideias.

Tenha múltiplas referências

Não se limite apenas na sua zona de conforto, ou apenas naquilo que você gosta, leia livros de diferentes gêneros e autores, escute músicas de todos os ritmos e culturas, converse com pessoas que tenham um estilo de vida diferente do seu, assista filmes que outras pessoas te indicarem. O importante é você absorver referências novas e que enriqueçam seu repertório criativo.

Seja observador

Observe tudo ao seu redor, detalhes que você nunca notou antes, quando estiver indo para algum lugar, preste atenção no caminho e em todos os detalhes durante o percurso. Muitas vezes esses momentos de observação geram insights muitos legais e que vão ser importantes na hora de criar novas coisas.

Colocar todas essas dicas em prática no seu dia a dia vai fazer a diferença na hora de criar algo novo ou dar soluções criativas. Estimular essa habilidade criando hábitos diários vai ser uma vantagem na vida escolar e particular.

E se você quiser direcionar sua criatividade para um lado mais artístico, conheça nosso site e os materiais incríveis que temos em nossa loja para te incentivar nessa jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também